Mais um se apresentando =)


Olá, pessoas. Sou Ricardo, mineiro, há quase 10 anos morando em Brasília que tão bem me acolheu.

Quando fui convidado para ser um dos responsáveis pelos posts desta semana, fiquei surpreso e ao mesmo tempo grato pela oportunidade.

Tendo passado por várias áreas dentro da saúde, comecei a me encontrar profissionalmente atuando na saúde pública, especialmente no trabalho com adolescentes e jovens. Percebi que seria impossível trabalhar com este público sem passar pelo tema sexualidade. Então, naturalmente, passei a estudar um pouco mais (dentre outras nuances do assunto) sobre as DST e Aids. 

No começo era tudo muito mais técnico: diagnóstico, tratamento, prevenção...
Aos poucos fui conhecendo também o lado humano da questão. Tendo ingressado, em 2007, na equipe técnica de DST/Aids da Secretaria de Saúde do DF passei a ter contato com muitas pessoas que vivem com HIV/Aids. Conhecendo-os pude perceber, entre outras várias particularidades, o quanto incomodam e até mesmo ferem o preconceito e a discriminação.

Hoje sigo adiante no enfrentamento da epidemia de aids num trabalho técnico, às vezes extenuante, com alguns resultados tímidos, insipientes, mas muito gratificantes. 

Mais do que isso, encontrei nesta luta uma espécie de ideal e, por que não ousar dizer: uma missão nesta vida.

Bem. É isso aí. Ao longo da semana vou desenvolvendo outras ideias e colocando aqui pra vocês.

Abraço!